Matusalém & Castelan Advogados Associados

OAB/SC sob o n⁰ 1076/2005

Especializado em Direito Previdenciário

 

Publicações

A tecnologia e os novos serviços da previdência social

24/11/2008

Com o crescimento da economia do País e com as políticas adotadas para a disseminação da tecnologia, a cada dia que passa mais brasileiros têm oportunidade de acesso a linhas telefônicas e a rede mundial de computadores.

A par desta evolução a Previdência Social cada vez mais vem ampliando, por meio da Dataprev – Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social -, a possibilidade de consultas, agendamentos e requerimentos de benefícios pela internet e pelo telefone 135, o que diminui sobremaneira quantidade de atendimentos, bem como o tempo de duração de cada atendimento pessoal.

A tecnologia utilizada hoje pela Previdência Social vem diminuindo o tempo do segurado nas famosas filas do INSS por todo o país além de economizar idas e vindas nas agências.
Recentemente, a Previdência disponibilizou por meio da Central de atendimento telefônico, no número 135, o serviço de remarcação de perícia médica. Tal serviço serve para os segurados que por motivo de impossibilidade física, falta de documentos, atestados, exames, etc., não possam comparecer a agência do INSS na estabelecida para perícia.

Ligando para o 135, o segurado deverá informar ao atendente o nome, NIT (número do PIS/PASEP), CPF, Número do Benefício ou Número do Requerimento, e dados constantes no formulário do requerimento. Confirmada a identificação do segurado e do benefício basta que ele escolha uma nova vaga entre as apresentadas pelo atendente.

O serviço se torna importante na medida em que caso o segurado apenas deixe de comparecer a perícia na data previamente designada pelo INSS, o benefício será indeferido por falta de interesse do segurado. Neste caso, o segurado terá que requerer o benefício novamente podendo gerar contra-tempos com o empregador e até mesmo deixar de receber benefício em todos os dias em que ficou afastado do trabalho.

Importante, ainda, que os segurados estejam sempre e cada vez mais e melhores informados acerca dos serviços disponíveis, a fim de facilitar o acesso às Agências do INSS, e prestigiar o trabalho prestado pela Dataprev, empresa puramente brasileira que é destaque na área de Tecnologia na América Latina.

Dra. Kelly Cristina dos Santos Lopes
Advogada OAB/SC 20.918. Especializada em Direito Previdenciário.